segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias

Projeto Procel  “Energia: Se ligue nessa idéia
Publico Alvo
: Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada E. M. Benedito Pereira Lima)
Apresentação do projeto:
“Energia: Se ligue nessa idéia”
O projeto será desenvolvido com professoras, funcionários, alunos e seus familiares..
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido.

Objetivos

Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.

 Metodologia
É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia cortando os gastos da escola, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:
1. Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “
Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
2. Explicações lúdicas, com cartaz ou maquete, discutindo de onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
3. Com o vídeo e pesquisas sobre o que já está sendo trabalhado em sala com as professoras, levar o projeto aos alunos .
4. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
5. Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica.
A equipe responsável fará a coleta e levantamento destes dados registrando-os num gráfico que apresentará o perfil dos envolvidos.
6. Apresentação para todos os funcionários da escola  os dados coletados pela equipe que trazem: gráfico do consumo nos últimos meses e compará-los aos meses de 2011, aparelhos e iluminação da escola  e como estão sendo usados.
7.
Lançar ao grupo participante a problematização: a partir das pesquisas apresentadas, como mudar os hábitos de todos, de modo que o consumo de energia elétrica chegue a média ideal, chegando a esse ponto, como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais. Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões.
8. Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais, como  a
quantidade de materiais que vai para o lixo e que poderiam ser reciclados ou reutilizados a fim de diminuir a exploração de recursos naturais.
9.A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente
10.Desfile: lixo é um luxo
11. Anjos  da Luz: Toda semana será escolhido um aluno por ano de escolaridade para observar o desperdicio e tomar providências necessárias como: apagar al luz, fechar torneiras, etc. 


12. Trocar na escola lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
13. Implantar na escola coleta seletiva de lixo.
Avaliação
Por final a equipe fará outro levantamento de dados do consumo de energia elétrica da escola e irá fazer a comparação destes com os primeiros levantados antes do início do projeto, faremos o mesmo com o teste “Fique Ligado”.
Em uma reunião com todos os envolvidos será apresentadas a avaliação e as mudanças, ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia dentro da escola.
Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Buscaremos também a fala do grupo expondo se houve mudanças nos seus hábitos dentro da escola e em suas residências.



RELATÓRIO SOBRE O PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS - Pré-Escolar Municipal Fada Encantada MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO  - UNIDADE 3 – ATIVIDADE 3_4 BLOG-
Entendemos após discussão sobre o assunto  que se faz necessário retomar o debate em torno das questões ambientais. Iniciamos o Projeto Procel “Energia: Se ligue nessa idéia”, que tem como público alvo, comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada). As atividades estão sendo realizadas por todos envolvidos no processo, Iniciamos assistindo um pequeno vídeo em desenho animado conscientizando e informando o alunos sobre  de onde vem a energia elétrica e após assistimos um vídeo com a turma da Mônica sobre “Economizar água”.


Além de apresentar o conteúdo de forma significativa integramos o conteúdo as novas tecnologias, como slides, datashow de forma a tornar a aula mais atrativa, o que despertaria ainda mais o interesse dos alunos, pois utilizar as mídias digitais pode muito contribuir para a melhoria do trabalho e apoiar a aprendizagem , promovendo a interação e compreensão de novos conhecimentos. 


Pretendemos iniciar esta reflexão com os pequeninos para que cresçam com nova mentalidade sobre a preservação do  Meio Ambiente.




A última atividade que desenvolvemos na escola  foi sobre a carta escrita em 2070. Os alunos ficaram pensativos após ler esta carta, e após esta leitura os alunos produziram textos e desenhos sobre o assunto.Esperamos que estas  e outras atividades que virão sirvam para mudar os hábitos dos nossos alunos para com o meio ambiente.



A turma do 5º Ano matutino  produziu um desenho  após as reflexões sobre a carta escrita em 2070.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário